Regressão de Memória
A Regressão de Memória respeita o livre arbítrio, os princípios individuais, a vontade, os valores e as qualidades humanas.
Esta terapia é expansiva e recua em memórias do passado no período de Gestação, Nascimento ou Infância da vida atual, percorrendo Vidas Pretéritas – mesmo as que não são físicas – experienciando dimensões diferentes, contactando energias, informações, seres não físicos ou terrenos e vidas paralelas, podendo tornar-se também uma Terapia Progressiva e Criativa – ao avançar no futuro temporal, podendo nós mencionar ser esta uma forma de Terapia Transpessoal, Quântica e Paranormal.
A Terapia de Regressão de Memória funciona como uma desipnotização e transformação positiva de crenças, programações ou traumas, provenientes do passado – sejam estas da vida atual ou não. As pretéritas programações inconscientes restringem e condicionam o indivíduo a repetir continuamente vida após vida, com diferentes cenários e aspetos – experiências pessoais e familiares, que afetam particularidades da vida, da sua saúde e do seu bem-estar físico e psicológico, até que as condicionantes fiquem resolvidas.
O nosso passado deixa resíduos emocionais criados de experiências negativas – conhecidos também pelo nome de “corpo de dor” – partes da nossa personalidade em conflito com a nossa Essência – a nossa Alma desfragmentada, insatisfeita, infeliz e traumatizada e, que também continua a alimentar-se da nossa vitalidade e a dificultar a nossa evolução como seres humanos. O nosso passado persegue-nos com este “corpo de dor”, que consiste na dependência da infelicidade da qual se alimenta. O seu registo encontra-se em memórias que vêm desse mesmo passado, mas que também estão no nosso corpo e células… sendo transportado pela nossa Alma através de diferentes experiências em períodos de tempo e também corpos diferentes.
Há também versões teóricas diferentes que mencionam que o passado, presente e futuro existem ao mesmo tempo, embora em frequências diferentes. Talvez essa linha do tempo possa ser ultrapassada através de vários métodos transpessoais, sendo este um deles.
Existem na realidade diferentes abordagens que podem auxiliar num resultado positivo em todas estas questões.
Terapia de Vivências Passadas
Na Terapia de Vivências Passadas (TVP) o trabalho pode ser feito basicamente num estado de transe superficial, diferenciado do estado normal de vigília, pois tem características próprias. O paciente da TVP conhece-se a si mesmo a partir de um estado alterado de consciência que se caracteriza por ser ampliado, consciente ou semiconsciente, introspetivo, ativo e regressivo. É ampliado porque permite conhecer o que ocorre no inconsciente, possibilitando inclusive eventuais manifestações de cunho considerado paranormal. Neste estado o paciente pode relatar experiências não só do seu passado na sua vida atual inter ou pós-uterina (incluindo o nascimento), como também em vidas pretéritas, ou experiências ultra dimensionais, isto é, ocorrências que provêm de uma dimensão extrafísica e interpenetrada nesta. Nas experiências de vidas passadas poderemos ainda subdividir em períodos antes, durante e após a morte física das mesmas.
Existem, no entanto, técnicas de aprofundamento de indução ou transe que podem levar o paciente a estados mais inconscientes, semelhante ao estado de sono profundo, ou mais ligeiros, semelhante ao sonhar semiacordado.
Nesta terapia o papel do terapeuta é dirigir ativamente a experiência do paciente, ajudando a reelaborar as histórias, imagens e ideias fixas que surgem na mente do paciente em estado de transe, por mais breves ou fragmentárias que sejam, pois são pedaços de outras personalidades ou de situações dum passado que poderão influenciar a sua vida atual presente. Ao revivenciar e curar essas memórias, haverá um maior estado consciente e uma reprogramação da vida do paciente, liberando-o de traumas e bloqueios que vêm desse inconsciente. Daí a necessidade do auxílio do terapeuta, sendo a auto regressão sem acompanhamento nem sempre aconselhada, devido a não se conseguir os melhores resultados em muitos aspetos.
Esta terapia visa a que o paciente localize e se reveja nas experiências ou situações pretéritas que mais o marcaram, sendo especificamente dirigida de modo a que as reviva em todos os detalhes necessários ou importantes para ele, levando-o a integrar pensamentos, sentimentos e sensações desse período, beneficiando apagar os efeitos das experiências negativas e, possibilitando assim, que o indivíduo viva a sua vida atual duma forma mais consciente e serena.
Contrariamente ao que algumas pessoas pensam, a Terapia de Vivências Passadas ou a Regressão de Memória não se trata de uma forma de enviar alguém para uma vida passada – algo semelhante a uma viagem astral (saída do espírito fora do corpo), mas trata-se sim duma técnica de revivência de memórias do próprio indivíduo gravadas no seu subconsciente e que o afeta ou condiciona interiormente em algo na sua vida atual.
Trata-se de uma terapia completamente segura desde que feita por um terapeuta experiente e, que serve para fortalecer o espírito humano, também de reconstituição emocional, utilizando-se processos de indução, relaxamento ou catárticos para atingir um estado que permita ter acesso ao inconsciente ou subconsciente, devendo existir sempre previamente uma análise das condicionantes para se conseguir o melhor resultado terapêutico para cada situação.
Terapia Regressiva de Memória Transpessoal
A Regressão de Memória trabalha acessando aos diferentes níveis de consciência e suas múltiplas dimensões, a começar pelos aspetos renegados pelo ego, mas que apesar disso, interferem no comportamento humano de forma inconsciente. Jung chamou de Sombra a parte que a pessoa esconde de si mesmo, ou seja, tudo aquilo que ele considera inferior. Essa parte escondida continua viva levando a comportamentos inconscientes, determinando escolhas ou atraindo realidades inadequadas.
Neste trabalho de autoconhecimento começa uma nova programação, um padrão de pensamentos e atitudes que, aos poucos, irá transformar a desordem em estabilidade emocional. A produção bioquímica e as mensagens psíquicas saudáveis, enviadas aos centros energéticos no corpo físico, provocarão somatizações igualmente saudáveis, diminuindo a incidência de doenças e, criando também realidades mais equilibradas na vida do indivíduo.
Com o desenvolvimento da terapia, a pessoa deixa de se identificar com a imagem negativa anteriormente criada, direcionando o foco para fora do ego, evoluindo até chegar ao nível existencial, onde posteriormente a consciência se amplia para compreender a conexão entre o corpo e a mente. Este seguirá para o nível transpessoal, aprofundando e sentindo que se encontra uno com o todo. Desta forma a pessoa passa a entender a responsabilidade na sua própria evolução, que deixa de ser consequência, mas aceitando-se como causa. Termina a fase ilusória de consciência e começa a maturidade e o processo de auto-organização.
Emoção e razão deixam de ser opositores e passam a ser aliados na evolução pessoal, percebendo-se claramente que a consciência do espírito é imaterial, não estando subjugado às leis do mundo físico sendo, portanto, indestrutível, existindo antes da vida e depois da morte do corpo material. Ao chegar a este nível de compreensão das leis primárias que regem o Universo, o ego passa a ser um poderoso instrumento a serviço do espírito, tornando possível a pessoa entrar em contato com vários fenómenos atemporais, além dos limites do mundo material, livre da relação tempo/espaço conhecida.
Mesmo sem ter noção, a pessoa em processo terapêutico realiza o que pode ser visto como a arqueologia da alma, em busca da origem dos problemas que afligem a vida atual. Esse processo visa a retirada das camadas de energia emocional cristalizada em memórias, acumuladas uma após outras, ao longo de várias existências.
Através da expansão da consciência, desenvolvemos novas perceções, conseguindo integrar as diversas subpersonalidades vividas no passado, deixando ao espírito a regência da vida atual, livre das amarras desnecessárias e negativas. Naturalmente que neste trabalho estará incluída a libertação de padrões negativos pessoais ou familiares, bem como energias densas ou negativas e de subpersonalidades intrusas, que bloqueiam o bem-estar ou a evolução do indivíduo.
É preciso, porém, entender que a Regressão de Memória Transpessoal não é religião nem misticismo. É ciência e terapia que trabalha com elementos qualitativos e com base nos pressupostos que concebem o ser humano como múltipla dimensionalidade. A TRMT é um campo de investigação da alma e do comportamento humano, com o principal objetivo de transformação dos padrões que adquirimos nesta ou em outras vidas, cujos traumas, crenças ou outros aspetos, continuam obstruindo a nossa caminhada evolutiva.
Naturalmente que não existem duas pessoas iguais em terapia e, que pode existir um ritmo diferente para cada um, o que significa que o mesmo objetivo para duas pessoas, poderá obter-se num número de sessões e momentos diferentes, pois o resultado de cada sessão dependerá também do nível de consciência, da vontade individual, ou dos bloqueios que cada indivíduo tem para atingir o mesmo objetivo terapêutico. Daí ser o número de sessões variável e, o resultado poder aparentar-se por vezes subtil sendo, porém, profundo ao longo do tempo.
Quando um modelo comportamental impede atitudes novas e construtivas, é hora de mudar. E, quando isso não acontece, é sinal de que estamos aprisionados a um padrão de repetição dos mesmos erros. É então que a Regresssão de Memória pode ajudar na transformação, destravando a sua origem e promovendo a libertação do potencial criativo que todo o ser humano possui.
Life Between Lifes
"A Vida entre Vidas"
A Regressão de Memória Espiritual experiência a existência da Alma entre duas vidas físicas, mais concretamente entre a última vida física e a atual, sendo este método regressivo explorado e desenvolvido por Michael Newton. Também outros nomes que o precederam na área da psicologia se interessaram por esta área. Já Winafred Lucas escreveu que “A recuperação das experiências entrevidas (interlife) pode tornar-se o alicerce espiritual do futuro. Tal como nas experiências de quase morte, facilitam uma transformação da consciência e, promovem uma atitude de compaixão, mas ao contrário das experiências de quase morte, elas estão sob controlo consciente.”
A Regressão Espiritual poderá esclarecer e dar resposta a várias questões da atual vida física, pretendendo dar uma maior compreensão da vida presente, tal como por exemplo ter maior informação do porquê das escolhas feitas antes de regressar à vida terrena neste corpo atual, compreender a causa de ter nascido numa dada família ou no país de origem, também da razão de alguma experiência pessoal, ou mesmo saber qual o objetivo pretendido com esta nova reencarnação. Poderá através desta experiência regressiva rever-se o contacto com o Guia Espiritual ou as Almas Irmãs, naquela existência extracorporal e sentir também as experiências que teve com o seu grupo de Almas, das aprendizagens e dos divertimentos que passou ali, enfim, rever toda uma experiência que teve nessa dimensão, antes de se tornar novamente um ser humano.
Trata-se duma Terapia Regressiva praticada em estado de indução hipnótica profunda, que poderá levar 3 a 4 horas e, que só deverá ser feita a quem já tenha resolvido, através de outras terapias e técnicas regressivas, os seus conflitos ou bloqueios emocionais ou psíquicos, caso existam. Neste caso, toda esta experiência será gravada e entregue ao interessado.
Body Wisdom
“Acordando o Curador Interno”
O Body Wisdom Process (Processo da Sabedoria do Corpo) combina o toque terapêutico, a respiração, a imaginação hipnótica e a autoexpressão para a cura verdadeira nos mais profundos níveis.
Aprenda a descobrir a fonte do problema, explore-a, descubra a sua finalidade ou mensagem e finalmente transforme-o ou liberte-se.
Trata-se de um método descoberto por Paul Aurand e desenvolvido por ele internacionalmente, com resultados extraordinários na procura e tratamento de somatizações, dores e doenças físicas, bloqueios e conflitos inconscientes, em que se procura ouvir a consciência através do próprio corpo, sendo este método utilizado num estado alterado de consciência induzida, com técnicas que ajudam a contactar a Sabedoria do Corpo e a despertar o nosso Curador Interno.
O corpo físico sabe tudo sobre nós – nele residem todas as memórias e informações de traumas, conflitos existenciais, ou bloqueios inconscientes, derivados de acontecimentos passados na nossa vida atual. Quando não queremos prestar atenção ao corpo, ele chama-nos a atenção às vezes duma forma cada vez mais agressiva, até que o ouçamos… ou fiquemos doentes. O Body Wisdom Process auxilia a dar atenção ao corpo e a tomar consciência ou entendimento do que este tem para nos dizer.
O método da Sabedoria do Corpo usa a hipnose para alcançar um estado profundo de relaxamento e um estado elevado de consciência, de forma ao participante poder tornar-se um observador objetivo. Sob hipnose pode experienciar-se a si próprio com maior objetividade, testemunhando a sua própria consciência, permitindo-se a aceder mais facilmente a um estado de profunda sabedoria e ouvir o que o seu corpo lhe está a dizer.
Quais os Estados de Transe na Terapia de Regressão de Memória?
Transe podemos definir por uma “alteração de descontinuidade em consciência, do conhecimento, de personalidade ou de outros aspetos em funcionamento”.
Podemos subdividir basicamente os Graus de Profundidade de Transe na Terapia Regressiva de Memória em 5 Níveis:
1º. Nível – Memória, Informação
2º. Nível – Recordação, Impressões sensoriais
3º. Nível – Revivência, Sentimentos e pensamentos
4º. Nível – Regressão, Esquecimento de tudo desde então até à época atual
5º. Nível – Identificação, Transporte do presente para o passado
No 1º. Nível, permanecemos conscientes do ambiente presente, sabendo que está somente a trazer de volta informação sobre algo que se passou. A experiência e a consciência permanecem no presente.
No 2º. Nível, o passado volta em forma de imagens e outras impressões sensoriais. Poderá lembrar-se do que ouviu, do que sentiu. O que cheirou ou provou, embora seja mais difícil para a maioria das pessoas do que a recordação visual, podendo, no entanto, praticar a recordação da maneira mais completa e concreta possível.
No 3º. Nível, afloram também os sentimentos, pensamentos e até seu estado de ânimo daquela época. Permanece quem é agora mas, ao mesmo tempo, experiencia-se a si mesmo como uma pessoa dessa época, dividindo-se entre o presente e o passado.
Até ao 3º. Nível, o acesso à personalidade presente permanece, e as questões podem ser colocadas alternadamente para a personalidade presente e a do passado.
No 4º. Nível, experiencia-se o passado, mas tudo o que aconteceu entre aquela época e agora é empurrado para o plano de fundo, ficando virtualmente inacessível à consciência, o que significa que vive, sente e pensa novamente como era nessa época, e que perdeu tudo o que experienciou desde então. Sua personalidade atual não interfere. A perda de memória temporária aplica-se somente àquela parte da consciência que está em regressão. Normalmente, a consciência presente coexiste paralelamente (por ex. está numa época em que é uma garota analfabeta e, por isso, não sabe a própria idade, ou o nome da rainha da época). Aqui sente-se como se a consciência presente estivesse desconectada, sem influenciar o passado.
No 5º. Nível, qualquer consciência de um presente separado se desvanece. Durante a regressão dificilmente percebe que está a falar, deitado numa marquesa ou numa cama, esquece-se muito da situação do momento e reage a partir do passado, chegando a colocar o entrevistador/terapeuta na situação da vida passada que está revivendo, pensando que é alguém desse mesmo passado que o está a questionar.
O que é um Estado Alterado de Consciência? (E.A.C.)
É qualquer estado mental induzido fisiologicamente, psicologicamente ou farmacologicamente por situações ou agentes, que é reconhecida pelo sujeito como representando um desvio da experiência subjetiva, ou do funcionamento psicológico das regras normais desse indivíduo, durante o seu estado de alerta de consciência desperta.
O que é a Hipnose?
É um Estado Alterado de Consciência (E.A.C.) em que a atenção é estreitada e focalizada e, em que provavelmente o hemisfério direito está envolvido.
De modo geral, neste estado o ritmo cerebral é mais lento, a resistência da pele aumenta, a tensão muscular diminui, a respiração é mais profunda e calma e, algumas vezes, a temperatura do corpo diminui.
A hipnose é como um estado mental e físico que ocorre espontaneamente na vida diária, quando estamos absortos por alguma experiência. Podemos estar assistindo a um filme, lendo um livro, fazendo amor ou nos deliciando com sonhos diurnos ou memórias. A perceção de tudo fora do nosso foco de atenção diminui e nossa noção de tempo se modifica nesse período.
Existem três tipos de hipnose: transe hipnótico espontâneo, auto-hipnose (com músicas, fitas gravadas, etc.) e a hipnose induzida por uma terceira pessoa.
Todos nós experienciamos normalmente técnicas de sugestão (ou indução hipnótica) inconscientemente, nas várias situações de rotina diária (de autossugestão ou de indução de terceiros). As sugestões coletivas que vivenciamos quando vemos um jogo de futebol do nosso clube por exemplo, pode também produzir-nos num estado de transe hipnótico, assim como um filme dramático com o qual nos identificamos. Um exemplo muito comum de um estado de auto-hipnose será também quando experienciamos um choque ou um trauma pessoal.
Na Hipnoterapia Clássica a hipnose é induzida para o paciente primeiramente dormir, sendo vinculado ao hipnotizador, muitas vezes até que o paciente perca a sua vontade. Numa segunda abordagem, mais moderna, o orientador não dá instruções para dormir, mas para sonhar, para “visualizar”, acoplando isso a sugestões para que a pessoa seja ela mesma, permanecendo o terapeuta como guia que respeita o livre arbítrio do paciente.
Nem sempre será necessária a utilização da hipnose em TRMT. A realidade, é que a maioria de nós já traz estados de indução hipnótica, muitas vezes desde o nascimento, ou mesmo antes… e, talvez por isso precisemos sim de ser desipnotizados e não o contrário.
Segundo Morris Netherton, durante o período de conceção, gestação e nascimento, o bebé é induzido (hipnotizado duma forma natural) para crenças de sobrevivência, devido a acontecimentos do meio ambiente e sentimentos da mãe, permanecendo este programa inconsciente como tendência para o resto da sua vida. Estas crenças também poderão ter alguma relação com acontecimentos de vidas passadas, sendo neste caso o período de conceção, pré-uterino e de nascimento uma forma de despertar dum processo inacabado e por resolver. Poderíamos por isso assim dizer que a Terapia Regressiva funciona também como uma desipnotização de crenças e de programações feitas no passado, seja desta vida presente ou não. As pretéritas programações irão restringir e condicionar o indivíduo a repetir continuamente vida após vida com diferentes cenários, aspetos ligados à sua experiência pessoal e familiar, que também afetam a sua saúde física e mental ou psicológica, até que as condicionantes que o limitam sejam resolvidas. Talvez possamos perceber assim, que naquilo que entendemos como destino pessoal ou Karma, poderá ser resultado de crenças, medos, traumas, que afetam cada indivíduo na sua maneira de ser e carácter, bem como no seu código genético – o ADN, predispondo-o para uma certa tendência e, criando-lhe uma dada realidade dentro do universo onde se encontra inserido.
Naturalmente que o método aconselhado por Morris em Regressão de Memória, será plenamente consciente e catártico, sem a hipnose.
Porque o Ser Humano tem Traumas de Vidas Anteriores?
Muitas pessoas pensam que o sofrimento, a doença, acontecimentos nefastos ou negativos derivam dum mau karma, dum pecado ou talvez por se ter prejudicado algo ou alguém no passado. Porém, não será sempre assim.
Poderá ler no artigo “Samskara – As Feridas na Alma” uma melhor e mais completa explicação para a possibilidade de tal poder estar a acontecer.
Sendo a alma uma contraparte de todos os corpos subtis, caso não sejam resolvidos os resíduos dos traumas que se encontram na Energia Vital – que é também o nosso Corpo Etérico – estes permanecem como uma informação para uma vida física posterior após uma morte física, tal como uma experiência da alma, até que esta informação seja descarregada e o seu estado de consciência alterado. Quanto mais amnésia e dissociação houver dum trauma passado, mais somatizações poderão surgir posteriormente. Por exemplo, o caso duma criança que foi abusada com poucos anos de idade, cuja memória apagou simplesmente este abuso, poderão mais tarde surgir sintomas que afetam gravemente a saúde física (tal como cancro, diabetes, etc.) ou da área psíquica (tal como problemas de aprendizado, memória), sem nenhuma causa aparente…
Esta experiência poderá advir de uma existência pretérita, no entanto.
Existem vários componentes de traumas e uma infinidade de sintomas na vida humana, que permanecem por várias existências físicas, até que os processos sejam resolvidos. Daí o fato de muitos indivíduos sofrerem de sintomas pós-traumáticos, sem os mesmos terem ocorrido na vida decorrente…
Quem são as Subpersonalidades que Surgem na TRMT?
As subpersonalidades podem ser consideradas na maioria do próprio indivíduo que semipermanentemente se manifestam, existindo também as que possam ter origem nas ligações de família ou não, mas que se identifiquem com o seu processo pessoal ou de familiares. Na Terapia de Vidas Passadas distinguimos a personalidade presente, das personalidades de vidas anteriores e das de ligação com alguém. Todas estas personagens ou subpersonalidades deverão ser tratadas como sendo reais, respeitando-as. Exemplo disso é uma obsessão que vem de uma vida passada – uma subpersonalidade que se traduz por uma ideia fixa, um sentimento e/ou uma preocupação constante imposta à pessoa por uma parte do seu inconsciente, fazendo por vezes parte do seu carácter, podendo este aspeto ser resultado por exemplo de uma morte incompleta – por vezes traumática – mas cuja alma não conseguiu no momento da morte ser totalmente liberada, sendo incapaz de integrar-se com uma personalidade maior ou o seu Eu Superior. Quando a pessoa reencarna noutro corpo físico, traz dentro de si uma parte dessa personagem, a qual vivencia-se trazendo-lhe problemas pessoais ou conflitos.
Situações de enredos de anteriores épocas passadas misturam-se com as situações do presente, devido ao córtex do cérebro não as filtrar corretamente. Isso constrói uma dissociação do discurso e consciência, que é muito referenciado em psicoses.
A morte é normalmente uma grande catarse natural quando é completa, fazendo a alma sentir-se integra livre e em paz. Se foi incompleto o seu processo, a pessoa reencarna noutro corpo sem situações anteriores por solucionar. Certas experiências traumáticas, muitas vezes podem gerar subpersonalidades em conflito, podendo atrair numa vida posterior novas personagens – de família ou não – com cargas ou situações semelhantes.
Resumindo, poderemos dividir as subpersonalidades por três tipos diferentes:
1 – Aquelas que vêm com uma ligação direta com a nossa alma individual através de vidas passadas, futuras ou paralelas – tanto faz aqui a definição, sendo energias, espíritos ou partes também da nossa alma atual.
2 – Aquelas que vêm da alma da nossa família ancestral, ou seja, partes de alma, espíritos ou entidades ligadas à nossa família.
3 – Entidades exteriores – Neste item incluirei três tipos diferentes:
- Poderão ser intrusas – que não farão parte dos dois casos anteriores- Poderão ter tido ligação ou terem estado com outros membros de família, não fazendo parte do agregado familiar, no entanto, ou podem ter entrado no campo áurico da personalidade atual, em qualquer altura do seu período de vida – desde o período de conceção até ao momento atual. Incluo aqui o possível parasitismo de obsessores que não pertençam à família.
- Poderão ser simplesmente fragmentos de alma de outros seres, bichos energéticos ou astrais, ou diferentes tipos de energias dissonantes ou parasíticas. Os parasitas que vêm do astral têm emoções algo semelhantes a uma alma que já foi humana, identificando-se como tal, por vezes.
- Poderão surgir também Seres Interdimensionais, Seres de Luz, Seres Galácticos, Auxiliares ou Guias de Luz. Deverá neste caso ser diferenciado de qualquer obsessor ou intruso disfarçado.
Uma subpersonalidade de família ou pessoal poderá atrair, no entanto, subpersonalidades intrusas, que se identificam com o mesmo tipo de energia ou frequência.
